sexta-feira, 8 de maio de 2009

Época contemporânea

Os anos 90 acabaram por ser uma década marcada pela diversidade de estilos. A moda acabou por se desdobrar em estilos e criar peças para cada tipo de consumidores e para todas as ocasiões.



Fig.8 – Gabrielle Chanel


Nesta época foi onde se deu a maior mudança das mentalidades. Esta revolução no mundo da moda deveu-se, em grande parte, a Gabrielle Chanel.


Chanel, mudou a forma das mulheres se vestirem, tornando-as mais vistosas. No início do século XX, aos 20 e poucos anos, causava espanto e admiração em eventos sociais, com gravata e com sobretudo, “roubados” do guarda-roupa de seus amantes endinheirados. Atrevida e descarada, negava a vaidade dos vestidos da época sem um pingo de constrangimento, vestindo-se com uma simplicidade tão inédita que logo foi considerada uma excêntrica transgressora, recusando-se a usar tais vestidos. Durante séculos, Chanel ditou o ritmo e o rumo das inovações da moda. Gostava de ser sempre a primeira a impor as novas tendências e a sua capacidade de antecipar os desejos de consumo de toda uma geração de mulheres não tem comparação, e ainda hoje domina no frenético mercado da moda global. Sempre insatisfeita, dona de um nariz arrebitado e de um feeling absurdo para o novo, esta francesa, que nasceu pobre e cresceu num orfanato, detonou a estética dos espartilhos, introduzindo elementos libertários no vestuário masculino artístico que sempre frequentou. Momentos de êxtase e de glória, e outros de queda, abandono e esquecimento definiram Chanel.


Sem comentários:

Enviar um comentário